quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Chutando as bolas do mundo

Ou os testículos, para quem ainda não entendeu a mensagem.
Sabe quando você acorda atrasado para o trabalho, sai correndo sem o café-da-manhã, percebe que chove lá fora, mas que você esqueceu a merda do guarda-chuva, e na hora de tomar o metrô tem que enfrentar uma fila enorme e um infeliz tenta pagar a passagem com uma nota alta e a mal humorada da atendente não tem troco, e você afobado olha o relógio sentindo um brote de suor e angústia percorrer o seu corpo, desejando estar no lugar da Aline Morais que vai estrear a novela das 8 linda e glamurosa, percorrendo Paris, Petra, Búzios, beijando o Thiago Lacerda e ganhando horrores por isso? Enquanto você divaga a sua falta de sorte, a atendente do metrô divaga no troco e você certeiramente conclui “que vida de bosta tenho”!
Hoje não acordei me sentindo segundo as descrições acima.. Há dias venho acordando com a convicção de que Deus, nas palavras de Chico Buarque e cantado na saudosa voz da Cássia Eller é...

... um cara gozador
Adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo
Tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado
Me botar cabreiro
Na barriga da miséria
Eu nasci brasileiro...”

Com o pequeno detalhe de que nasci “brasileiro-pobre”...

Se ao menos você fosse um crente nas mensagens de auto-ajuda sua vida poderia ser mais fácil. Agora se como eu for racional demais para acreditar na filosofia do bom pensamento, atraindo assim bons fluidos, caro mío, bem vindo ao mundo dos fodidos e pior: conscientes de sua condição e situação de que as coisas pouco provavelmente vão melhorar.

Agora, neste momento estou processando os 100 míseros reais que meu chefe está negando a pagar-me, porque ele acha que o que ganho está acima do piso! O salário que cobro – porque ninguém me dá nada (aliás, detesto a denominação ganhar, muito utilizada por nós brasileiros) é uma piada de muito mau gosto. Moro na Argentina e como qualquer argentino meia-boca como eu, sabe que viver aqui é uma odisséia diária e um atentado a qualquer autoestima. Isso somando às pessoas idiotas com quem tenho que lidar todos os dias e mais a frustração de trabalhar com publicidade, criam verdadeiras turbulências na vida de uma singela brasileira que saiu do país em busca de aventura. E que aventura!

A vontade que tenho agora é de dar um chute tão cruel nos colhões do mundo que precisava compartilhar essa frustração, pois de uma coisa tenho a tardia certeza: a vida é injusta, o sol não nasce para todos e só não sabe quem não quer!

E continuando com a pertinente música do Chico...

...Diz que deu
Diz que dá
Diz que Deus dará
Não vou duvidar, oh nega
E se Deus não dar
Como é que vai ficar, oh, nega?
"à Deus dará" , "à Deus dará"
...

2 comentários:

  1. Miche, tô me lembrando de vc me falando isso, eu lendo riu e me lembro de sua expressao indignada com as coisas. Encontrei alguém potencialmente mais indignada que eu, acho que te deram leite fortificado de indignaçao!!! jajaja.
    Em parte concordo eu outra nao, vc sabe que sou de outra filosofia, da qual me ajuda muito, mas as vezes dou uma escorregadinha e ja viu, mas tento voltar e ficar numa posiçao mais altruista, porque conviver sempre com uma pedra no caminho como diz drummond fica dificil.
    entao bola pra frente porque sábado tem jogo e eu quero é ganharr.
    bom o texto!!! vou postar outros aqui de um site q eu gosto muito.
    bjs agora tenho que trabalhar rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oh nega, o mundo é injusto sim! E não no mesmo sentido, é tão justo, tão justo, que nos deixa sem espaço para movimentar e mudar.
    Eu já nem sei mais o que fazer. Às vezes quero sentar e chorar numa esquina, até que alguém sinta minha falta e saia para me buscar ou me deixem virar estátua...
    Oh nega!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails