sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Nunca entenderei o Natal

Tá aí, se tem uma festa que não celebro é o tal do Natal. De criança, sim, toda aquela alienaçãozinha do bom velhinho que botaria meu presente numa meia caso tivesse sido boazinha. Como eu cresci e aos poucos fui me tornando um ser inteligente e racional, percebi que não concordo com a maior parte do festejo. E olha que se fosse por vontade minha, seria a primeira a armar a árvore natalina, primeiro, porque deve ser divertidíssimo estourar o cartão de crédito e  os pés na busca do presente, para depois se estressar e estressar todo mundo para que a ceia saia perfeita. E isso, tampouco entendo. Não é só juntar a família para comer? A tal da ceia, hum...nunca consegue ser perfeita. Sempre vem aquele parente "bacana", que só vai na sua casa para comer o tal chester (num calor de 35 graus). A minha mãe, ela é muito gente boa. Vive se preocupando em servir e a agradar a todos, inclusive os sapos que os parentes desagradáveis trazem. Mas ela tem um problema irritante que é implicar com a roupa do meu pai, que tenta, coitado, disfarçar a idade que tem. E aí começa aquele bafafá para o meu pai tirar o boné, que esconde a 7 chaves a tal calvice. E é ridículo ter que escutar as discussões que sucedem. Pô, o cara é feliz assim, e o natal não é tempo de felicidade?

Tudo bem, agora estou praticamente casada, longe do Brasil e com a família do meu namorado. A história poderia ser diferente, mas não é. O histerismo coletivo continua: minha sogra que reclama que faz tudo sozinha, a cunhada folgada que só quer ser servida e grita com todo mundo se as coisas nõ saem do jeito dela, a outra cunhada que te faz sentir um lixo porque recebeu de você um presente que ela não considera de luxo.
Por isso, cada vez que escuto essas frases com votos de felicidade - transformando esses demônios em recém anjos após a meia-noite, sinto uma tremenda vontade de vomitar, porque este não é o espírito que devíamos ter. Sou agnóstica, portanto, não deveria me importar com essas coisas. Mas tenho uma espiritualidade - que parte de um vínculo moral, que me impede de desfrutar de tudo isso. Acho imoral ser parte dessa estratégia consumista que me obriga a sentir a necessidade de comprar e receber um presente; de ter que gastar dinheiro para comprar uma roupa para agradar, inclusive, às pessoas que não gosto. Trata-se de um ritual macabro, impiedoso que por mais desconfortável que seja, faz você acreditar que isso é legal. Mas não amiga, isso não é legal, pois te asseguro que me sinto vergonha alheia ao ver esse milhão de baratas tontas abarrotadas com suas sacolas de marcas passando ao lado de uma mãe com três filhos sentados no chão, pedindo esmola e comendo o que acharam no lixo do Mc Donald´s.
Por isso, com o Luis decidimos que, a partir de hoje, todos os natais passaremos na rua, com moradores de rua. Nossa ambição não é levar paz e felicidade, porque não acredito que quem vive miseravelmente num mundo tão superficial, consiga não se deixar atingir pelas superficialidades. Queremos levar às suas vidas um pouco de amor e companhia, não porque somos bonzinhos, mas porque para nós, este é o verdadeiro significado do natal.

3 comentários:

  1. Realmente este clima nunca vai ser o ntal, o natal é estar feliz com que se ama, não exatamente fazendo as vontades que você supostamente ama...

    Fique com Deus, menina Michele Mitsue.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. O (natal),supostamente, o espírito natalino...O que é isso?Espeirito natalino...Nao seira todos viverem em uma sociedade onde todos tivéssemos os mesmos direitos em igualdade social?Bem,vejo q as pessoas nao mudam por esse tao chamado à solidariedade...Que de solidária nao tem nada...Po esse mesmo motivo preferí estar sozinha na minha casa,sem olhares de aprovaçao,ou d descontentamento.
    nao preciso dessa classe de constrangimento,sim,pq pra mim sempre foi um constrangimento ter q estar com pessoas q sei,nao vao com minha cara,nao tem uma relaçao de coraçao comigo em todo ano,para nesse extato dia,ficarem rindo,como se tudo fosse (amor)...Pura hipocrisía!!!!!!!!!!!!!!!É isso ai Michele,natal é mesmo uma condensaçao de interesses economicos,onde todos ou quase todos caem como patinhos na àgua!!!!!!!RSRSRSR!!!!Como sempre adoro suas postagens!

    ResponderExcluir
  3. Longe do Brasil é a mesma coisa então? Triste.
    =*

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails