sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A vida não é um comercial de margarina

Sempre quis acreditar que para ser feliz não é necessário ter alguém do lado. Menos ainda, seguir o velho roteiro pré-fabricado que impõe o sucesso profissional, o casamento e os filhos como a melhor receita para viver uma publicidade da margarina Qualy.

Com os anos, reconheci que é difícil lutar contra esse sistema machista, que arrasta com ele milhares de mulheres inteligentes, modernas e que, mesmo não necessitando de alguém para se sentir completa, terminam sendo convencidas do contrário. E nós mulheres realmente nos frustramos quando não encontramos o tal garoto propaganda para a tal publicidade de margarina.

Hoje tenho 30 anos. Falta pouco para os 31. É terrível isso, mas sinto que passei do tempo de casar, de ter filhos, de ter uma casa com jardim e um cachorro que pula em mim enquanto sustento uma enorme jarra de suco de laranja. Isso, porque a minha relação, que dura há 6 anos, não está dando certo. Então fica aquele ranço de frustração, as perguntas de onde estão as falhas e a incerteza da possibilidade de recomeçar com outro cara, tudo de novo, o ciclo.

No meu caso, começou perfeito. Conheci um homem inteligente, honesto, amoroso e fiel. Me convenci sobre as vantagens de uma relação a dois, dessa outra metade a quem serviria uma tremenda jarra de suco, ali na cozinha, com o café da manhã, o cachorro, as crianças. Me entorpeci com os milhares de planos rotineiros, como a cor da parede da casa, a educação dos filhos e os últimos anos da minha vida ao lado do homem que escolhi para ser meu companheiro. Levei anos trabalhando duro para me convencer de que necessitava desse roteiro sem muita originalidade, até estar completamente adoutrinada. E é isso que me causa pena, pena de mim mesma, porque eu e meu companheiro nos amamos, mas vemos que juntos não damos certo. Então, queremos dar a volta por cima. Mas recomeçar como, de que jeito? Confesso que recomeçar um projeto de vida que inclui uma nova pessoa, com novos hábitos, gostos, jeito de ser, não é tão simples como iniciar uma vida em uma nova casa, reiniciar um projeto com um novo profissional, retomar a tese com um orientador diferente. É quase insuportável recomeçar quando uma vez você achou que estava tudo encaixado, justo e moldado.

Agora fica aquele medo bobo, aquela insegurança que te deprime, que te bota pra baixo. Fiquei desanimada, sinto que falhei, falhamos e pra que planejar tanto se certamente não vai dar certo?
Eu sei, é possível sim seguir a diante, com um cara mais bonito, mais inteligente, mais amoroso. Pode ser. Mas dar o primeiro passo quando você reconhece que a vida nunca será um comercial de margarina, é o maior de todos os desafios.

6 comentários:

  1. Michele,
    já que é para dar pitaco na vida dos outros, servir de terapeuta, vamos lá. Por partes:
    " terrível isso, mas sinto que passei do tempo de casar, de ter filhos, de ter uma casa com jardim e um cachorro que pula em mim enquanto sustento uma enorme jarra de suco de laranja."

    Que tempo?
    Quem estipulou isso? Deus? Vc? Suas amigas, a novela e a sociedade a sua volta?
    Ou vc se sente pressionada por algo, ou realmente QUER algo que não está tendo...que não está encontrando.
    Qual das duas é a Michele?

    "Isso, porque a minha relação, que dura há 6 anos, não está dando certo"

    O motivo é não ter os itens citados acima?
    Casa perfeita, jardim de filme, cerquinha e cachorrinho babão...ou o motivo é algo além disso.
    Será que vcs querem a mesma coisa? Será que os desejos, as ambições são as mesmas?
    Porque a casinha perfeitinha não existe.
    Por mais fotos bonitas que vc veja no Facebook eu te garanto: Isso não existe.

    Os sorrisos de uma bela foto, estão congelados, na bela foto, no porta retrato e nada mais...dentro de casa, no dia-a dia, as fotos podem não ser tão belas assim...

    "sinto que falhei, falhamos e pra que planejar tanto se certamente não vai dar certo?"

    Os planos eram e sempre foram os mesmos além de estarem claros para ambos? Vcs queriam e querem as mesmas coisas?

    As vezes a gente quer muito que o outro queira alguma coisa, e quando esse outro não quer a gente fica triste.

    Vc certamente já deu um grande passo admitindo que a busca pelo comercial é inútil..é em vão. Parabéns.

    Não projete sonhos para outras pessoas...pois elas podem simplesmente não querer fazer parte deles..só isso.
    Isso se chama criar expectativa..e nós mulheres as vezes criamos tantas...perdemos as vezes mais tempo criando-as que efetivamente realizando-as e sendo feliz.

    Busque a resposta dentro de vc mesma..do que vc deseja de verdade...Vc Michele e não os outros a sua volta...e daí que toda mulher aos 31 se casa e tem familinha feliz?? E daí???
    Vc sabe se entre quatro paredes a vida dessas pessoas é o mar de rosas que parece ser?

    Pense nisso...
    Reflita com vc mesma e encontre dentro de vc suas resposta...se for preciso mude. Chore. Brigue.
    Mas deixe as coisas claras..do que vc quer pra vc..de quem vc é e de como quer rumar a sua vida.
    Podemos escolher o caminho certo a todo momento...
    É só prestarmos atenção!!!

    Beijos linda!!! Espero ter contribuído..mesmo que ocupando todos os seus caracteres. rsrsrrs

    ResponderExcluir
  2. nossa !!
    estou aqui engasgada com seu texto...
    bem verdade tudo que disse...
    também tenho 30 anos chegando aos 31.. rrs
    já me casei me separei, e tive um relacionamento com um amor do passado e agora estou a tentar recomeçar do zero.... e como dar o primeiro passo??? também não sei... uma vez que tenho certeza que minha metade é "ele" mas nosso amor não pode ser, não temos chance. mas a vida é isso um questinário cheio de perguntas sem respostas... gostei aqui do seu cantinho estou te seguindo vai la no meu viver conhecer um pouquinho dele... bjo e fique com DEUS..

    ResponderExcluir
  3. Uia, não tenho muito o comentar, pois o teu texto acaba sendo completada pela Atitude, mas nós homens também criamos expectativas...

    Fique com Deus, menina Michele Mitsue.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. quero te contar que fiquei triste, Mi nao compare a sua vida com as aleias..
    olha, uma vez o professor Mustafa me disse que o humano nao pode viver sem amor porque poderia se morrer. seja o que for (gordo, feio, sem grana, sem profissao..etc) mas imagina a vida tendo que começar todo de novo? olhar pro garoto pra ele te falar, começar o namoro gastando tuas pilhas pra compar roupas, te maquiar, te fazer a interesante com ele, gastar tanta energia com alguem que nao vai dar certo porque ninguem é perfeito.
    chamou poderosamente a mimha atençao isso aqui "Conheci um homem inteligente, honesto, amoroso e fiel"
    pergunto: voce acha pouco? poderia comparar com o filho da puta que esta do meu lado e tenha certeza que voce vai ficar aliviada com o seu.
    entao pode ver como ao se comparar com otras pessoas poderia cair numa crise existencial e começar a se perguntar porque eu? e etc.....
    alem do mais, que coisa é essa de "vida perfeita" ja falamos de utopias, ja falamos das delicias do cinema, das obras literarias, poderiamos falar do Platon e o seus discipulos e entao? a perfeicao fica na cabeça, no jeito de aceitar o resultado das nossas escolhas.
    as nossas vidas sao o resultado das escolhas. nao esqueça: açao, reaçao, REPERCUSION.
    nao sei porque estara tao triste, o talvez seja uma estrategia de impato literario (nao acredito)
    saiba que quando acordar todo vai ficar melhor.
    te quero muito Mi. se cuida sim?

    ResponderExcluir
  5. Finalmente, as réplicas:

    Att: Valeu mesmo pelos conselhos. Muito do que disse sabia e outras me botaram para refletir. Obrigada mesmo!

    Déya: Obrigada pela visita! E aviso que tenho mais crise que a América Latina. Então, por favor, não se deixe levar...hehe

    Daniel: Obrigada pela revelação do ano. Os homens são tão "universo a parte", que esqueço que são seres humanos como nós mulheres...rsrs

    Iza: Entendo o que diz...precisamos tomar um café, amiga!

    ResponderExcluir
  6. Tudo tem o seu tempo, tem que gerir com calma... nada é eterno é a única coisa que te posso transmitir com conhecimento de causa.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails